Gambira – Dicas de Compras, Cursos, Concursos e muito mais.

Como Comprar no Alibaba

Por com 4 Comentários

Veja dicas e informações importantes para quem deseja realizar uma compra no Alibaba.

Como comprar no Alibaba

Como comprar no Alibaba
Como comprar no Alibaba

Quem gosta de comprar produtos importados pela internet e está sempre em busca dos melhores preços, com certeza já deve ter ouvido falar dos sites que revendem produtos direto da China. Há diversos sites que trabalham com este conceito e um deles é o Alibaba, mais voltado para compra de atacado. O portal funciona na forma de B2B, ou seja, há um contato entre fornecedores e clientes. Isto significa que o site opera da mesma maneira que o brasileiro Mercado Livre ou o americano Ebay, em que produtos são negociados entre os compradores e os vendedores e quem se responsabiliza pelas entregas e por receber o pagamento são também os vendedores.

No Alibaba é possível encontrar uma infinidade de produtos em diversas categorias, facilitando a compra por atacado, entre elas móveis, acessórios, produtos para casa e jardim, roupas, artigos de papelaria, produtos eletrônicos, brinquedos, sapatos, artigos esportivos, etc. Como o site está todo em inglês, quem não tem domínio sobre o idioma pode navegar pelo portal com o auxílio dos tradutores online do Google ou Altavista.

Como comprar

Para selecionar um produto, basta navegar pelo menu de navegação localizado no canto esquerdo da página, ou procurar por algum item específico na ferramenta de busca localizada no alto da home. Ao utilizar o sistema de busca é possível selecionar o país de onde se pretende comprar o produto. Existem alguns vendedores brasileiros cadastrados no site.

Como pagar

Depois de selecionar o produto desejado, basta entrar em contato com o vendedor através do sistema de mensagens instantâneas, localizado logo ao lado da descrição do produto, ou então usando o sistema de e-mail do site. Depois de estabelecer contato, deve-se partir para as negociações de condições de pagamento, entrega e esclarecer dúvidas com relação à garantia, especificações, etc. Depois desta etapa basta efetuar o pagamento e aguardar a entrega. A forma de pagamento mais segura continua sendo através do Paypal.

Fuja dos Scammers

Assim como no Mercado Livre, em que os vendedores idôneos e confiáveis recebem medalhinhas, no Alibaba os vendedores considerados honestos recebem uma medalha de ouro com a denominação Gold Supplier. No entanto, neste site em particular deve-se prestar muita atenção a este quesito. Não são raros os casos de clientes lesados em função de negociações com vendedores desonestos e fraudulentos, ou os chamados scammers. Em fevereiro deste ano, dois grandes executivos do portal foram demitidos depois que fraudes cometidas por fornecedores Gold Suppliers foram identificadas.

Estima-se que cerca de 2.400 fornecedores tidos como confiáveis já praticaram algum tipo de fraude. No geral, estes vendedores comercializavam produtos eletrônicos por um preço muito abaixo do normal e as opções de pagamento que disponibilizavam não eram as mais confiáveis possíveis. Para que o consumidor não seja lesado, algumas questões devem ser levadas em conta antes de efetuar a compra.

O preço dos produtos deste site costuma sim ser bastante atrativo, mas preços muito abaixo do normal devem gerar algum tipo de desconfiança. Além disso, vale trocar vários e-mails com os fornecedores, com muitas perguntas. Caso não sejam respondidas corretamente ou as respostas dadas sejam em sua maioria vagas, é melhor desconfiar e negociar a compra com outro vendedor.

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 4 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Thiago disse:

    Bom dia! Gostaria de pedir ajuda aos amigos.
    Estou interessado em comprar um produto no site ALIBABA, vi que o fornecedor tem 5 anos no site(tem a medalhinha), mas gostaria que me ajudassem a ver a reputação dele, comentários de compradores e etc. Pois o mesmo trabalha apenas com as formas de pagamento: bank transfer, west Union or money gram. Se alguem conhece a empresa, ela se chama: ananda.

    Valeu.

  2. Flávio Martins (FHCMartins) disse:

    Cabe aqui salientar que o Aliexpress não está mais trabalhando com Paypal, porém tem um sistema igual ao MercadoPago. Geralmente os prazos dados pelos comerciantes são entre 30 e 40 dias, porém pode-se solicitar a extensão do prazo caso o produto ainda não tenha chegado.

  3. Adinave disse:

    Quero compras pneus na medida 20.5/70-16.
    Gostaria do telefone para falar referente o pneu.
    Paulo Roberto

  4. Alvaro disse:

    Gostaria de saber mais sobre as garças quanto a entrega se o frete e por conta do fornecedor quanto ao peso da mercadoria quanto ao material se tem ja alguem comprando essa mercadoria no Brasil e quantoas formas de pagamento.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top