Gambira – Dicas de Compras, Cursos, Concursos e muito mais.

Como Receber Auxílio Doença do INSS – Benefícios do INSS

Como Receber Auxílio Doença do INSS – Benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado em 1990, por meio do Decreto n° 99.350. É responsável pelo pagamento da aposentadoria, auxílio acidente, auxílio doença e pensão por morte.

Receber Auxílio Doença INSS

Receber Auxílio Doença INSS

Receber Auxílio Doença INSS

Para ter o direito de receber o auxílio doença do INSS, o cidadão deve contribuir por no mínimo 12 meses, para a Previdência Social. Ou deve ter qualidade de segurado, como por exemplo, contrair doenças como tuberculose ativa, cardiopatia grave, hanseníase, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave ou contaminado por radiação.

 Benefícios do INSS

Benefícios do INSS

Auxílio Doença INSS

A documentação necessária par receber o auxílio doença é o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) (PIS/ PASEP), RG, Carteira de Trabalho, CPF e documentação médica.

 Auxílio Doença INSS

Auxílio Doença INSS

Benefícios do INSS

Para receber o auxílio doença do INSS o trabalhador deverá ficar incapacitado por mais de 15 dias seguidos. O recebimento do Auxílio Doença se dará, a partir da comprovação da incapacidade, por meio de exame realizado pelo departamento de perícia médica da Previdência Social. O Benefício do INSS garante ao trabalhador um valor mensal de até 91% do salário de benefício. Para maiores informações, não deixe de acessar o portal da Previdência Social, e verifique formulários e um posto de atendimento mais próximo de você.

 Benefícios do INSS

Benefícios do INSS

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 30 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. ronne gonçalves ferreira disse:

    que dia e o meu pagamento inss

  2. maria jose almeida disse:

    boa noite, estou com a parcela do mes 9 de 2012 em aberto, como faço o calculo para ir pagar ainda neste mes 12, 2012, obrigado

  3. welch disse:

    Gostaria de saber como posso fazer para conseguir um auxilio doença pois, não posso trabalhar tenho LUPOS,reumatoide,se possivel poderia me informar como posso conseguir ,obrigado.aguardo.

    • Danielle disse:

      Prezada, depende da sua qualidade de segurado. Se contribuía quando do aparecimento da doença, se já requereu benefício no INSS, etc. Agende perícia no INSS reúna seus exames e vejamos o resultado. Se puder ajudar em mais alguma coisa..

  4. Waldevino Braga disse:

    Uma criança de 12 anos, portadora de doença incurável, a família não tem como mantela, tem direito sa auxilio do INSS? e como fazer para requerer?

    • Danielle disse:

      Prezado, agende perícia junto ao INSS para verificar a questão do benefício da criança, se a doença que acomete a criança se enquadra na concessão do benefício. Boa sorte!

  5. Kel disse:

    Minha mãe foi contribuinte por 2 anos no INSS. Hoje ela completou 65 anos e gostaria de voltar a contribuir . O que devemos fazer para o recolhimento novamente?
    Obrigada

  6. LUCI disse:

    ola,meu irmao sofreu um acidente de moto,é autonomo,mas nao pagava ate entao o inss,apos isso ele pagou durante 8 meses,ele ficou co msequela na perna e nao pode mais trabalhar,e fomos ao inss e disserao que ele nao tem direito do auxilio doença pq nao pagou antes do acidente…e agora oque temos que fazer pra que ele receba ,pois como pode uma pessoa poder se manter sem nenhum auxilio ???e depois disso ainda ficou com depressao,começou a beber,usar drogas e acabou separando da esposa,agora esta sem nada e ainda pór cima invalido.preciso de uma resposta.obrigado

  7. Eder disse:

    Meu beneficio de auxilio-doença expirou dia 31/01/2013 e marcaram nova pericia para o dia 04/03/2013,como fica o mês de fevereiro?
    Recebo este mês ou não?
    Pois esta marcada uma prorrogação seguida de uma reabilitação pois não tenho mais condições de trabalhos fisicos com esforços?

  8. marcio da silva santos disse:

    ola eu tive paralisia infantil coando nasci e nunca tive um tratamento correto coando cresci comecei a me virar sozinho nunca tive um beneficio hoje estou com 38 anos e não posso mais por mais o peso em uma perna só pois a esquerda é muito curta e não tenho mobilidade mais gostaria de saber se existe possiblidade de eu me aposentar pois eu nunca pude trabalhar com registro em carteia precisode muita ajuda . anteciosamente aguardo uma resposta .obrigada.

  9. terezinha m couto disse:

    EU MORO EM COLOMBO PR,EM NOVEMBRO DE 2009 COMECEI PAGAR INSS(ESTAVA COM 58 ANOS).EM OUTUBRO DE 2010 FUI VOTAR E TIVE QUE SUBIR UMA LONGA ESCADARIA,SENTI UMA DOR TERRIVEL NA COLUNA E NOS JOELHOS,FUI AO MEDICO RX DEU ARTROSE NA COLUNA E DEGENERAÇÃO NOS OSSOS DOS JOELHOS.A PERICIA DO INSS ME DEU4MESES DE BENEFICIO,DEPOIS NEGOU POR 2 VEZES,RECORRI COM DDVGADO NA JUSTIÇA FEDERA,A QUUAL ME DEU PARECER FAVORAVEL:INCAPACITADA DEFINITIVAMENTE PARA O TRABALHO(EU ERA DIARISTA),MAS ERROU A DATA QUE EU ADOECI,EM VEZ DE 2010,QUE FOI A DATA DA ELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA,A PERITA COLOCOU 2009.AI O JUIZDISSE QUE COMECEI PAGAR INSS QUANDO ADOECI QUANDO NA VERDADE EU COMECEI PAGAR UM ANO ANTES.COMO FAZER PARA PROVAR QUE A PERITA POS A DATA ERRADA?

  10. José Ailton de Araújo disse:

    Depois de passar na pericia médica quanto tempo
    demora para receber o benefício.

  11. marcia disse:

    ola, estou afastada do serviço ja ah 15 dias pois estava i nternada, fiz uma cirurgia de retirada da visicula e ganhei + 15 DIAS PARA ME RECUPERAR DA CIRURGIA, MINHA PATROA MANDOU EU ENTRAR COM AIXILIO DOENÇA POIS ELA PAGA OS DIAS 15 E O RESTO DOS 15 FICA PELO INSS, MINHA DUVIDA E QUE FUI AGENDAR A PERICIA MEDICA E FICOU MARCA SOMENTE PRA DAQUI 3 MESES, MINHA DUVIDA E E DAI FICO EM CASA E SEM RECEBER?

  12. pablo meier disse:

    como faço para saber que dia recebo o auxilio doença e onde sem chegar a carta em casa ?

  13. Eder disse:

    Fui selecionado para uma reabilitação por incapacidade laborativa para o trabalho, pois não posso fazer esforços.Minha pericia foi dia 04/03/2013 e a médica não encaminhou meu pedido ao INSS por esquecimento, pois no dia o sistema estava fora do ar,conclusão:sessaram meu beneficio, não me encaminharam para a reabilitação, não posso procurar serviço, em fim to ralado, fui na agencia novamente e me enformarão que iriam resolver meu problema em um dia e meio, e até agora nade, fiz uma reclamação para a ouvidoria de Brasilia, ficaram de me dar respostas e até agora nada, o que posso fazer para resolver este grande problema?Pois como vou sustentar minha familia sem poder procurar trabalho e sem receber meu beneficio.Por favor me ajudem.
    Eder Jacques, de Rio Grande RS.

  14. DOUGLAS disse:

    eu ei entrada dia 13 de marco demora pra sair o benificio?

  15. Cláudia Maribel Ferreira disse:

    não recebi a carta de informação para receber o auxilio doença, o prazo era de 10 dias,e ja deu os dez dias.Como fico sabendo ONDE e QUANDO vou receber esse auxilio doença????

  16. viviane disse:

    boa tarde, gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença pq ja contribuo a mais de 12 meses sou micro empreendedor individual, eu estou por fazer uma cirrurgia pq a minha protese de mama rompeu e estou sem como trabalhar, nao posso pegar peso,nem dirigir, nem fazer minhas tarefas. O que devo fazer?

  17. marcelo borges de lima disse:

    eu estou recebendo o auxilio doença so que o inss fez o calculo so de 11 meses.so que eu contribui mais de 12 meses ,como faço para tirar essa duvida.espero receber resposta.

  18. eliane disse:

    meu filho e autista e o inns negou o auxilio pra ele porque meu marido trabanha e eles falaram que a renda dar mais eu sei que nao entao estou trabanhando a noite para ajudar na renda mais ta muito dificil porque de dia tem tratamento para ele eeu tenho mais tres filhos o que eu faco

  19. PATRICIA ALVES ABREU disse:

    ESTOU AFASTADA DESDE 18/09/12,TENHO UM TUMOR CEREBRAL BENIGNO QUE ME DEIXOU COM VISTA DUPLA E ME CAUSA MUITAS DORES A PONTO D ATÉ DESMAIAR, EM CRISES FORTES MESMO COM FORTE MEDICAMENTO SOU INTERNADA PARA CONTROLE DA DOR. ALÉM DISSO, PERCO A SENSIBILIDADE NOS MEMBROS DO CORPO, E SOFRO DE DEPRESSÃO Q SEGUNDO MEU PSIQUIATRA É DEVIDO AO TUMOR. PASSO PELA PERICIA, QUE SEGUNDO ELES, REALIZAM EXAMES Q NUNCA VI, MUITAS VEZES MAL DÃO BOM DIA, E NAO APROVAM O PEDIDO. VOLTO AO MEDICO DA EMPRESA Q ME AFASTA SEMPRE. MEU PSIQUIATRA TAMBEM PEDIU MEU AFASTAMENTO E NADA. ESTOU NESSA DESDE SETEMBRO, NEM RECEBO DA EMPRESA, NEM DO INSS. DIA 10/07/13 TEREI NOVA PERICIA. O QUE POSSO FAZER?

  20. maria das graças de souza disse:

    BoaTarde.meu filho preciza tanto de um beneficio do inss ele ficou cego e agora ele esta fazendo emodialase estou sofrendo muito me ajuda ele e muito jove e eu tive um avceu comecei a pagar o inss dele ai eu pergunto?esse e o certo.um abraço

  21. Patrícia disse:

    Boa tarde, fiz uma cirurgia dia 14/10/2013, a médica me deu 30 dias, hoje meu esposo foi a empresa levar meu atestado, a empresa agendou minha perícia no INSS dia 02/01/2014. Posso voltar a trabalhar antes de ir a perícia, quando termina meus trinta dias de atestado? Quando eu vou receber pelo INSS?

  22. André Pascoal disse:

    Bom Dia
    Este comunicado e do meu irmão.
    Recebi a comunicação de afastamento do auxilio doença NIT 1.234.375.886.9 nº do beneficio 603.194 208.8 espécie 31 e gostaria de saber como receber o meu primeiro pagamento.
    .
    desde já agradeço.

  23. marcosroberto disse:

    estou esperando p/ receber ja tem 15 dias como saber aonde receber e quando to precisando

  24. JOICEDENOGUEIRABARBOSA disse:

    TENHO HERNIA DE DISCO E DESGASTE ARTICULAR QUE PROVOCA DORES TERRIVEIS CONTRIBUO A 2 ANOS POR CONTA E 5 MESES DE CARTEIRA COMO POSSO AGENDAR PERICIA QUE EXAMES DEVO TER

  25. leandro dias de araujo disse:

    eu quero

  26. Edilson carvalho gomes disse:

    Minha mulher e socia da colonia dos pescados e a dois meses atras nos descobrimos que temos aids e por ela ta gravida complicou mais ainda a nosso cituacao por na nossa cidade nao ter atendimento espcificos nos tivemos que vim para capital para fazer o pre-natal dela e numa usg vimos que o intestino do bb estava se formando para fora da barriga, uma gastrosquise.
    Por a pesca ser a nossa unica fonte de renda nao sabemos mais oque fazer para aruma dinheiro.
    Quero saber se por ela ser socia da colonia se ela tem direito a algum beneficio?

  27. Jaci Lopes da Silva disse:

    Meu nome é Jaci, tenho hanseníase, estou desempregada,tomei dosagem de medicamento no período de agosto a julho, continuo tomando vários medicamentos fortes. Recebi do inss entre, novembro a julho.Hoje não tenho força física para trabalhar,devido os medicamento, e se não tomar as dore são intensa, na pericia a medica acha que tenho é que trabalhar,bem que tentei não aguento cuidar nem da minha atividade básica de casa e para completar uso medicamento que não é disponível na rede pública não sei o que fazer. Vou tentar da entrada em mas uma pericie.

  28. ricardo dos santos disse:

    gostaria de saber quando e quanto receberei de auxilio doenca grato

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top