Gambira – Dicas de Compras, Cursos, Concursos e muito mais.

Demissão por Justa Causa – Quais os Direitos do Trabalhador

Por com 0 Comentário

Demissão por Justa Causa é uma demissão onde o empregador tem o direito de não pagar alguns direitos do trabalhador, veja seus direitos

Demissão por Justa Causa o que acarreta

Demissão por Justa Causa pode acontecer quando o trabalhador viola regras da empresa ou mesmo quando seu comportamento é incompatível com as regras impostas para o ambiente de trabalho.

São inúmeros fatores que podem acarretar uma Demissão por Justa Causa mas o funcionário precisa ser avisado por escrito que suas atitudes não estão de acordo, após as advertências escritas ele passa a tomar suspensões e quando a suspensão se repetir a empresa pode rescindir o contrato e demitir o funcionário.

 Demissão por Justa Causa

O que se perde com a demissão por justa causa

Muitas pessoas têm medo da Demissão por Justa Causa porque além de ser uma desaprovação de suas condutas também traz consequências financeiras pois o trabalhador deixar de receber vários benefícios que em uma demissão normal seriam seus por direito. Como é o caso do 13º e férias proporcionais, a multa rescisória de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e também o direito de cumprir o aviso prévio.

Todos esses benefícios são perdidos quando um empregado recebe a ordem de Demissão por Justa Causa, uma situação que pode trazer dificuldade para que este trabalhador consiga outros empregos.

 Demissão por Justa Causa

Como evitar demissão por justa causa

São muitas atitudes que podem levar um funcionário a ter que assinar a Demissão por Justa Causa, por isso vale a pena conhecer a política de valores da empresa e zelar para não violar essas regras.

O mesmo vale para quem trabalha com informações confidencias, usar essas informações e até mesmo copiá-las podem acarretar a demissão por justa causa. Preguiça, desleixo, má vontade, omissão e desatenção também podem ser motivos para este tipo de demissão.

 Para evitar que isso aconteça tente não desobedecer aos superiores e a respeitar os horários, evitando faltas sem justificativas, pois elas também podem ser um motivo para a Demissão por Justa Causa.

Demissão por Justa Causa

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top