Gambira – Dicas de Compras, Cursos, Concursos e muito mais.

Jornada de Trabalho da CLT – Como Funciona

Por com 0 Comentário

Jornada de Trabalho da CLT, você sabe todos os direitos e deveres? Aprenda aqui tudo o que você quer saber..

Jornada de Trabalho da CLT – Informações, Dicas e Direitos

Jornada de Trabalho é um assunto bastante atual e importante em nossa sociedade. No Brasil muitas pessoas trabalham com base na CLT, ou Consolidação das Leis Trabalhistas, tendo todos os direitos e deveres referentes nas lei brasileiras. Atualmente, é estabelecido uma jornada com limites para que não seja ultrapassado, garantindo ao cidadão condições dignas para um trabalho saudável com todos os benefícios respectivos.

Jornada de Trabalho

Limites de Horas

Fica estabelecido o limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Menores de idade não podem exercer vida trabalhista, pois não são amparados pela Consolidação. Existem algumas exceções que se excluem dessa jornada como Bancários, telefonistas e operadores cinematográficos que tem uma jornada de 6 horas diárias, jornalistas que trabalham 4 e médicos e radiologistas que ficam com um limite diário de 4 horas por dia. Ainda assim, é possível que o empregado informe suas necessidades fazendo com que essas contas sejam por hora, dia, semana ou mês.

Normalmente temos um total mensal de 220 horas para serem consideradas uma jornada de trabalho. Esse cálculo é feito a partir de um mês comercial que se contam cinco semanas, sendo dessa forma, 44 horas por semana = 220 por mês, 36 horas por semana = 180 por mês, 40 horas por semana = 200 horas por mês, 30 horas por semana = 150 horas por mês.

Jornada de Trabalho

Regras

Não se pode reduzir ou aumentar a jornada de trabalho de um empregado sem a consulta  e acordo de um sindicato, mesmo que o salário também mude proporcionalmente.

Na jornada de trabalho a hora diurna significa o período entre 05:00 e 22:00 e a hora noturna entre 22:00 e 5:00. A legislação compreende que o organismo sofre um desgaste maior trabalhando no período noturno e por isso definiu que 7 horas trabalhadas a noite correspondem a 8 horas, ou seja, o empregado trabalha 7 horas mas recebe 8, compensando assim o desgaste sofrido ao longo do mês.

Hora Extra

As horas extras podem ser acrescjdas ao horário normal da jornada de trabalho em até duas horas, sendo pago por elas 50% em dias normais em 100% em cima do salário no domingos e feriados.

Para maiores informações sobre sua jornada de trabalho, direitos e deveres enquanto trabalhador, consulte a CLT e fique por dentro!

Jornada de Trabalho

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top