Gambira – Dicas de Compras, Cursos, Concursos e muito mais.

Pedido de Demissão Contrato de Experiencia – Direitos

Por com 8 Comentários

Pedido de Demissão no Contrato de Experiencia nem sempre é uma boa, mas em casos específicos não tem outra solução, então veja seus direitos

imagem

Pedido de Demissão antes de três meses. Pedido de Demissão pode ser pedido antes do término do contrato de experiência, que tem duração de três meses. Ao pedir a demissão é necessário verificar no contrato se há alguma cláusula que garanta o rompimento do contrato por ambas as partes.

Geralmente as empresas registram que a rescisão do contrato de experiência seja feito apenas pelo contratante e sendo assim o contratado não poder fazer o Pedido de Demissão.

Mas são raras as empresas que agem dessa forma, a maioria já está ciente que tanto o empregado quanto o empregador podem rescindir o contrato de experiência antes do término de três meses.

Pedido de Demissão – Benefícios adquiridos

Caso o contrato tenha essa cláusula o funcionário que fizer o Pedido de Demissão vai ter direito a receber as verbas rescisórias calculadas de forma proporcional. Além disso, também terá direito de receber o tudo o que está registrado no artigo 481 da CLT para contratos de prazo determinado.

Nesse caso o funcionário poderá ter que cumprir o aviso prévio, ou então ao fazer o Pedido de Demissão esse valor pode ser descontado da rescisão e dessa forma ele não vai precisar cumprir os 30 dias do aviso prévio.

Pedido de Demissão

O que você perde

Se ao analisar o contrato de trabalho for notado que não há a cláusula que deixe que ambas as partes rescindir o contrato dentro do período de experiência, o funcionário que apresentar o Pedido de Demissão poderá perder alguns benefícios.

Esse funcionário também terá que indenizar o contratante no valor de 50% do que for calculado dos dias que faltam para terminar o período de experiência. Ou seja, se tiver falta 30 dias para terminar o contrato, o que você receberia em 15 dias vai ficar com a empresa.

Mas vale a pena dizer que essa valor só será pago se for comprovado que ao romper o contrato o empregador terá prejuízos reais no momento que o funcionário entregar o Pedido de Demissão.

Assinar

Gostou desse artigo? Então se inscreva e receba várias novidades.

Contém 8 Comentários

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. DEISI APARECIDA VAZ disse:

    meu nome é deisi trabalhei a um ano em uma empresa o qual pedi demissão por nao esta bem de saude pois tava muito depremida ate agora nao saiuy a homogulação ja faz quato meses achei um emprego o qual eu achei que ia me adapetar mais foi em vao nao acostumei com o horario pedi demissao eu quero saber mais sobres meus direitos pois uns falavam pra mim pedir demissao do meu primeiro emprego como sou leiga em direitos decidi pedir depois me arrenpendi pois so pedi por estar em transtorno emocinal elevado nesse novo emprego nem fiz exame medico e ja assinaram a carteira vou levar para darem baixa hoje pois não me adapitei pergunta nao vou me prejudicar por pedir a demissao no contrato de experiencia desde ja agradeço

  2. del vale disse:

    Este site é muito bom, tirei minhas duvidas e gostaria de receber e-mails de atualizações

    grato

    vale.

  3. sammy jr nascimento disse:

    trabalhei em uma empresa em um periodo de 56 dias. No meu pedido de demissão aleguei sem aviso prévio por motivo de não poder cumprir a carga horária de;manhã,tarde,noite,sábados e domingos como instrutor teórico de auto escola. A empresa por sua vez descontou na minha recisão o aviso prévio, alegando quebra de contrato. A pergunta é. O estágio probatório ou contrato de experiência por 90 dias não insenta o pagamento da contratante ou do contratado,em relação a quebra de contrato?.
    por favor, me ajudem.
    sammy jr.

  4. Dulcineide disse:

    Bom dia…trabalho numa empresa em que o contrato de experincia vence agora dia 15/2, mas nao queria prorroga-lo! eu perco os meus direitos? e quais sao os meus direitos?

  5. elton freirre mendes disse:

    ates de completar os tres meses de experiencia pedi demissao eles nao exigiu que cumprisse o aviso .eles tem que me pagar o aviso ?

  6. Pablo disse:

    Bom Dia Estou trabalhando há um mês em uma empresa mas fiz o pedido de demissão sendo que o contrato não tem nenhuma cláusula. terei que pagar alguma porcentagem ao contratante?

  7. Leonardo disse:

    Boa noite! Fiquei duas semanas na empresa e pedi demissão. Na hora de assinar a rescisão, fui informado que eu não tinha direito aos dias trabalhados pq eu rescindi o contrato de trabalho!Saí da empresa sem receber nenhum real! Poderia me ajudar

  8. Neila dos Santos Arruda disse:

    Tenho um contrato de trabalho com periodo de 45 dias porem com 17 dias de trabalho fui informada que mudariam meu posto e que era para eu aguardar até que eles comunicassem, fui informado que seria transferida para outra cidade porem não depositaram vale transporte com isso informei que não iria enquanto não depositassem o mesmo, fiquei nessa situação por 7 dias não aguentando mais arrumei outro emprego e pedi demissão, onde liguei no local e mandei e mail solicitando deixar minha rescisão pronta porem se passaram dois dias e nenhuma resposta.
    Quais direitos tenho? faltam 17 dias para terminar contrato, terei que pagar algum valor a empresa, mesmo eles não depositando o valor do vt em minha conta?
    em fim gostaria de saber quais direitos tenho e em quanto tempo eles tem que me pagar.

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top